quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O Castelo,

Livro de Franz Kafka, antes de mais nada, é um livro com início misterioso (onde nada se sabe), desenrolar lento (na maior parte do tempo) onde ao pouco algumas coisas vão aparecendo (mas nada ficando muito claro), é de certa forma torturante para quem não está acostumado a ler muitos livros ~~~eu~~~~ algumas passagens onde o Kafka, cuzão, se esquece da história e começa a descrever coisas aleatórias e, aparentemente, sem nenhuma importância pra trama, justamente quando parecia que esta seguiria um rumo fixo. Ele gasta 1, 2, 10 páginas seguidas descrevendo ou se preocupando com fatos que se distanciam do principal e parecem inúteis...

A história no fundo é o fator que move o livro, porém não é o principal (é só uma guia pra abertura e desenvolver de ideias) , tanto que ela não tem final e possui ares de nonsense.
Agora, se a história não tem final e se desenrola lentamente, qual o atrativo do livro? Achei um

No início e ao longo do livro: Mistério, nada se sabe e tudo pode se saber na próxima página ( doce ilusão eu tinha)

Mas as ideias vão maturando na mente e visões começam a se formar, algumas até fazendo sentido, olha a minha: K. (o personagem sem nome do livro) chega com um objetivo de ir ao Castelo, mas este se mostra inacessível e só K. que é novo na vila parece ter esperanças de alcançá-lo, mas ao decorrer da história, tudo se desmancha numa armadilha burocrática e de poder invisível (os senhores do castelo tinham um poder injustificável ao meu ver) que põe obstáculos no caminho de K., fazendo-o não alcançar seu objetivo, o Castelo.

É como a vida, temos um objetivo (sonho), colocam obstáculos, alguns já desistiram desse objetivo e se preocupam com coisas menores e cotidianas e também contribuem para desistirmos do nosso sonho, são pessimistas, ao decorrer do tempo vamos nos desviando e perdendo forças, se contentando com outras coisas. O que nos faz desistir é o sistema, o poder invisível, o Castelo que exerce influência em tudo ao nosso redor.

Será que preciso escrever mais? Certamente, mas agora não consigo me expressar




Nenhum comentário:

Postar um comentário